fbpx

Blog UCEM

Posts do Grupo Mera sobre Um Curso em Milagres

O aprendiz feliz

O aprendiz feliz não pode sentir-se culpado em relação ao aprendizado. Isso é tão essencial ao aprendizado que não deveria ser esquecido nunca. O aprendiz sem culpa aprende com facilidade porque seus pensamentos são livres. No entanto, isso implica o reconhecimento de que a culpa é interferência, não salvação, e não serve a absolutamente nenhuma função útil. (T-14.III.1.1)

 

No sistema educacional do mundo já sabemos que a premiação e a gentileza são estratégias de aprendizado tanto para crianças (Psicopedagogia) quanto para adultos (Andragogia). Em seu Curso, Jesus reforça essa descoberta: aprenderemos mais rapidamente seus ensinamentos se formos gentis conosco, escapando atentamente, isto é, trazendo sempre à consciência, o jogo de culpa acirrado que o ego engendra para nos empacar em pontos de tempos em tempos.

Sem percepção consciente, muitas vezes ficamos “parados” com auto condenações, que então não nos deixam ver que não são nada além de projeções inúteis da culpa inconsciente.

A lembrança de que escorregaremos, ainda, inúmeras vezes nas armadilhas do ego, mas que isso não significa nada de importante nem condenável na realidade, pode ser muito útil para nos mantermos alegres em nosso trajeto de aprendizagem (somos alunos) com o Curso. Aprendemos a ter uma reação “E daí?” diante de coisas que antes nos pareciam tão sérias e intransponíveis. Esta leveza torna o caminho muito mais fácil e fluído.

Grupo Mera

 

A escolha por ouvir o Espírito Santo
Essa única lição aprendida te libertará do sofrime...

Comentários

 
Nenhum comentário ainda
Already Registered? Login Here
Guest
Sexta, 19 Abril 2024
Powered by EasyBlog for Joomla!