fbpx

Blog UCEM

Posts do Grupo Mera sobre Um Curso em Milagres

Milagre é uma correção do pensamento

O milagre reconhece a inculpabilidade que tem que ter sido negada para produzir a necessidade da cura. Não recuses esse feliz reconhecimento, pois a esperança da felicidade e a liberação de todo sofrimento estão nele. Quem não quer, senão ficar livre da dor? Ele pode não ter ainda aprendido como trocar a culpa pela inocência, nem ter reconhecido que só nesta troca a liberação da dor pode ser sua. Entretanto, aqueles que falharam em aprender necessitam de ensino, não de ataque. Atacar aqueles que têm necessidade de ensinamento é falhar em aprender com eles(UCEM-T-14.V.5:3-8).

Milagre é uma correção do pensamento. O sistema de pensamento baseado na separação pode ser corrigido passo a passo (cada pensamento) e assim ser substituído pelo sistema de pensamento da unicidade.

O apelo do Curso para olharmos para os erros de nossos irmãos como pedidos de ajuda e necessidade de ensinamento é constante. Ele afirma que essa compreensão, que é um dos passos do perdão, faz com que passemos a ver a nós mesmos com mais benignidade e menos autocondenação.

Nossas dores têm sua origem na condenação. Condenar qualquer coisa “fora”, traz a autocondenação, já que não há nada “fora da mente”.

Podemos tentar pensar em alguém, ou imaginar alguém, que nos traz um sentimento de repulsa, de mágoa, de tristeza – de condenação. E apenas por um momento (a duração do tempo não importa) pensar nessa pessoa como sendo alguém que necessita de ajuda, ou, usando as palavras do Curso, que necessita de aprendizado. Ao pensar nisso, conseguimos perceber reações emocionais ou corpóreas diferentes das que tivemos quando estávamos na emoção do impulso para atacar, das lembranças de condenação. Mesmo que isso não dure, a sensação de que há outra forma de perceber aquela pessoa e de que isso é bom para nós mesmos, é a “prova” de que o abandono do julgamento e condenação nos libera da culpa. Dessa maneira, nos dispomos a pensar e repensar sobre isto: treinarmos nossas mentes a verem nossos irmãos e a nós mesmos de outra maneira, ou, em outras palavras, a escolherem o milagre.

GRUPO MERA

Relacionamentos e perdão
Os passos do perdão

Comentários

 
Nenhum comentário ainda
Already Registered? Login Here
Guest
Sexta, 26 Abril 2024
Powered by EasyBlog for Joomla!