fbpx

Blog UCEM

Posts do Grupo Mera sobre Um Curso em Milagres

Dissociação

Trazer o ego a Deus não é senão trazer o erro à verdade, onde ele aparece corrigido, pois é o oposto do que encontra.  É desfeito porque a contradição não pode mais se manter.  Por quanto tempo pode a contradição se manter quando a sua natureza impossível é claramente revelada?  O que desaparece na luz não é atacado.  Meramente desaparece porque não é verdadeiro. Realidades diferentes não têm significado, pois a realidade tem que ser uma só.  Ela não pode mudar com o tempo, o humor ou o acaso.  A sua imutabilidade é o que faz com que ela seja real.  Isso não pode ser desfeito.  O desfazer é para a irrealidade.  E isso a realidade fará para ti. (T-14.IX.2)

 

Dissociação é o nome que o Curso dá ao que o sistema de pensamento do ego quer nos convencer que é possível: manter o sistema de pensamento da unicidade alternadamente com o sistema de pensamento da separação (a verdade e a mentira alternadamente) para analisarmos a “verdade” do mundo. Dessa forma, ambos os posicionamentos parecem verdadeiros.

O Curso diz que isso não é possível e que quando os dois sistemas de pensamento são postos lado a lado, fica evidente qual dos dois é o verdadeiro. O que torna o sistema de pensamento de separação (ego) aparentemente atraente é a aura de “mistério” e especialismo que o envolve, a ilusão de que o mundo do ego pode nos oferecer muito mais do que Deus. Porém, junto a esse “especialismo”, carregamos também o terror de nos sentirmos separados de Deus.

Quando, junto do Espírito Santo, levamos a escuridão (o pecado - crença em que traímos Deus manifestada em múltiplas formas de culpa) para a luz, vemos que ela não pode ser real, pois desaparece e, o que é verdadeiro não pode mudar, já que foi feito pelo Imutável, que só cria como Ele mesmo. Dessa forma, o que é falso apenas desaparece. E quando a escuridão desaparece, o que resta é o nosso Ser Real, o Filho único de Deus, que sabe que nunca esteve separado do Pai de forma alguma.

Grupo Mera

 

O retorno à paz
Testar o aprendizado

Comentários

 
Nenhum comentário ainda
Already Registered? Login Here
Guest
Quinta, 28 Março 2024
Powered by EasyBlog for Joomla!