fbpx

Blog UCEM

Posts do Grupo Mera sobre Um Curso em Milagres

O tempo é uma ilusão

O passado é o instrumento de ensino principal do ego, pois foi no passado que aprendeste a definir as tuas próprias necessidades e adquiriste métodos para satisfazê-las em teus próprios termos. Nós temos dito que limitar o amor a uma parte da Filiação é trazer a culpa para os teus relacionamentos e assim fazer com que sejam irreais. (T-15.5.2:1-2)

 

Para Um Curso em Milagres o tempo é uma ilusão na qual o passado está ligado à culpa por, supostamente, termos traído Deus. Esta é a ideia base (culpa) de todo o mundo da percepção – o mundo inventado por nós.

Tudo o que vemos é baseado no passado culpado. No entanto, a ideia de sermos culpados é enlouquecedora porque o medo de sermos punidos é alucinante. Esse medo faz com que não suportemos “ver a culpa em nós mesmos”, e assim, a projetamos nas outras pessoas. Consequentemente, separamos as pessoas em boas e más esquecendo que ambas são projeções de “nós mesmos”, de nossa mente.

Esse processo faz com que julguemos algumas pessoas dignas de serem amadas ou perdoadas, e outras não. Isso, então, faz com que todos os nossos relacionamentos permaneçam irreais no entendimento do Curso, pois ele ensina que só o amor é real e necessariamente está em todos e em tudo na unicidade; se separamos uma parte, a separação se torna presente, daí percebemos tudo separado de nós, nos mantendo presos à ilusão.

Assim que separamos as pessoas em dignas ou não do amor, já nos separamos da Filiação, da unicidade. Separação, em qualquer nível (percepção), é irrealidade.

Grupo Mera

 

Testar o aprendizado
Transformando nossas percepções

Comentários

 
Nenhum comentário ainda
Already Registered? Login Here
Guest
Quinta, 25 Abril 2024
Powered by EasyBlog for Joomla!