fbpx

Blog UCEM

Posts do Grupo Mera sobre Um Curso em Milagres

Não torne o erro real

Foi dito a ti para não fazer com que o erro seja real, e o caminho para isso é muito simples.  Se queres acreditar no erro, terás que torná-lo real porque ele não é verdadeiro.  Mas a verdade é real em seu próprio direito e para acreditar na verdade, tu não tens que fazer nada.  Compreende que não respondes a nada diretamente, mas à tua interpretação das coisas.  A tua interpretação vem a ser, então, a justificativa para a resposta.  É por isso que analisar os motivos dos outros te é prejudicial. Se decides que alguém está realmente tentando atacar-te, abandonar-te ou escravizar-te, reagirás como se ele, de fato, o tivesse feito, pois fizeste com que o seu erro seja real para ti.  Interpretar o erro é dar-lhe poder e, tendo feito isso, tu não verás a verdade.

(T-12-I.1.1)

A verdade é que Deus é.

Tentar acreditar nisso através de algo no mundo é nos afastar dessa verdade. O caminho proposto pelo Curso é compreender que a única necessidade é tirar os bloqueios contra ela.

“Não fazer nada” é não interferir com o trabalho do Espírito Santo nesse desbloqueio que Ele faz por nós quando nos acompanha em nosso aprendizado do verdadeiro perdão.

Nossa interpretação dos acontecimentos sempre é a interpretação do ego. Jesus pede que nos afastemos, pede para darmos um passo para trás para deixarmos que ele ou o Espírito Santo interpretem e respondam às situações por nós. Só assim estaremos seguros de estarmos seguindo o caminho até à verdade.

Dar realidade a erros é dar realidade à culpa que brada a necessidade de ser projetada a todo instante. Entender que essa dinâmica do ego não pode levar a lugar algum, permite que deixemos, passo a passo, a análise dos comportamentos, nosso ou de outra pessoa. Essa análise é julgamento.

O Curso repete de muitas maneiras que a reação às situações e aos relacionamentos é sempre uma interpretação. Todas as respostas são feitas de acordo com a própria interpretação, sem perceber que não há reação a um fato em si, mas apenas às próprias conclusões. A consequência disso é sempre uma necessidade de defesa ou de ataque. Analisar os comportamentos das pessoas é, então, fazer o jogo do ego de manter a percepção errada.

A percepção certa é do Espírito Santo. Por isso não temos que fazer nada. Ele sabe a verdade, não é preciso procurá-la. Entregar a Ele a interpretação de tudo é o treino proposto pelo Curso. Ele traz a aceitação da verdade: “o Filho de Deus não tem culpa”.

 

Grupo Mera

A Canção da Oração
Especialismo

Comentários

 
Nenhum comentário ainda
Already Registered? Login Here
Guest
Sexta, 29 Março 2024
Powered by EasyBlog for Joomla!