A graça é o estado natural de todo Filho de Deus. Quando ele não está em estado de graça, está fora de seu ambiente natural e não funciona bem. Tudo o que faz passa a ser uma tensão, pois ele não foi criado para o ambiente que tem feito. Portanto, não é capaz de se adaptar a ele e nem de adaptá-lo a si. Não há sentido em tentar. Um Filho de Deus só é feliz quando sabe que está com Deus. Esse é o único ambiente em que ele não vivenciará tensão, porque é o seu lugar. É também o único ambiente digno dele, porque o seu próprio valor está além de qualquer coisa que ele possa fazer. (UCEM–T-7.XI.2)

 

Um Curso em Milagres não está preocupado em “consertar” o mundo, em fazer um mundo melhor, mais harmônico e feliz. Ele considera todo o mundo, com as coisas ruins e as coisas boas, irreal: um sonho do Filho de Deus.

Ele nos diz, na verdade, que tentar melhorar as coisas aqui, não vai adiantar porque nós, o Filho de Deus em unidade, só seremos felizes junto de Deus, na Verdade.

O treinamento proposto no Curso nos torna capazes de ver o mundo se transformar “dentro” de nós. Assim, é a nossa percepção das coisas boas e ruins no mundo que muda. Essa mudança de percepção é somente a escolha que nós, a parte da mente que pode tomar decisões, podemos fazer: decidir entre o ego e o Espírito Santo para interpretar o que parece estar à parte de nós.

A única possibilidade de vivenciarmos o estado de graça neste mundo é nos lembrarmos de que somos o Filho amado de Deus – todos juntos, ninguém de fora. Isso é mesmo bastante difícil porque nossa percepção é de que todas as pessoas são separadas de nós.

O Curso nos treina para irmos desmanchando essa percepção equivocada transformando-a em percepção certa, entendendo e aceitando a unicidade com tudo e todos. Porque, se nos lembrássemos de que somos um com Ele e um com todos os outros, não haveria tensão, pois não existe medo quando nos vemos iguais. No Céu, na unicidade perfeita, somos felizes porque somos um.

Grupo Mera