As provações são apenas lições que falhaste em aprender apresentadas mais uma vez de forma que onde antes fizeste uma escolha faltosa agora possas fazer outra melhor e assim escapar de toda dor que o que escolheste antes trouxe a ti. (UCEM T-31.VIII.3:1)

A citação acima é a definição da palavra CARMA para Um Curso em Milagres.

Todas as situações pelas quais passamos são a oportunidade de aprendermos as lições de perdão que ainda não tínhamos conseguido aprender. Sendo apresentadas mais uma ou diversas outras vezes, passam a ser dádivas do Céu para que nos libertemos das crenças na necessidade de sacrifício e sofrimento. Não há "castigo divino" envolvido nisso, apenas a oportunidade preciosa de aprendermos a lição necessária de que já somos o Filho perfeito de Deus, o que torna o sofrimento desnecessário.

As lições apresentadas novamente nem sempre aparecem da mesma forma. Eventos ou relacionamentos parecidos podem conter o mesmo tipo de “desafio” de aprendizagem.

O Espírito Santo, mesmo sabendo que na Realidade nunca deixamos o Céu, trabalha conosco nesse processo de experimentarmos novamente as situações, libertando-nos de cada uma de nossas culpas inconscientes em relação ao pensamento de termos traído Deus, separando-nos Dele.

Nesse processo, essa culpa é representada de maneiras aparentemente diferentes quantas vezes forem necessárias para que possamos dissolvê-la nesses formatos específicos que a representam. O formato dessas lições parece diferente e específico, ou seja, cada pessoa e cada situação difícil (provações) parece ser diferente, mas o conteúdo será sempre o mesmo em todas elas. Tudo o que precisamos fazer é entregar consistentemente todas as nossas aflições, medos, culpas, etc. ao Espírito Santo para que possam ser desfeitos e a Verdade possa enfim brilhar sem impedimentos em nossas mentes.