Os depoimentos desta seção são de alunos que já cursaram um ou mais módulos do Grupo Mera, ou participaram de um de nossos workshops.
Alguns desses depoimentos não têm identificação porque possuem particularidades dos seus autores. No entanto, não acreditamos que invalide o testemunho dessas pessoas que gentilmente se dispuseram a contar suas experiências com o aprendizado do Um Curso Em Milagres.
Nossa intenção (Grupo Mera e alunos) em apresentar esses depoimentos é incentivar o estudo do Curso.

Terminei o módulo 3 presencialmente e tive alguns insights.



Penso que reconhecer a culpa é um processo doloroso porque nós gastamos muito tempo para escondê-la; inventamos asnovelinhas da vida e provamos para nós mesmos que somos vítimas.



Entendi que, na maioria das vezes, na nossa mecanicidade do dia a dia, nem percebemos essa culpa e eu vejo que me passa despercebida a ideia de que me sinto culpada por ter separado de Deus.



Pensar que não há nenhum mundo e estamos sonhando e que precisamos despertar, ao mesmo tempo que “parece sem lógica”, traz um grande conforto e a vontade de voltarmos para a casa do Pai.



Nós não somos esse corpinho e, conseguir rir quando pensamos que o mundo pode dar ou tirar a Paz é mesmo um milagre.
 
Data de Postagem: 08 Agosto 2013
Postado Por: Rita de Cássia Barison Racanicci dos Santos - Professora Universitária
Acredito que a metodologia do Grupo Mera, embora essa primeira fase seja bastante teorizada, me ajudou muito a compreender qual a proposta do UCEM e também me abriu a perspectiva de algo que achava que não era capaz de realizar: o AUTOPERDÃO.



Percebo que ocorreu uma mudança sutil, entretanto, como já expus na última aula, tive a percepção de que algumas angústias que existiam antes se apaziguaram ao longo do curso.



O maior ganho que acredito que tenha tido com o módulo 1 foi o de iniciar a abertura da perspectiva de me aceitar como sou e, a partir daí, iniciar um processo que há muito tempo necessitava: transcender um profundo sentimento de culpa que nublava minha mente e minha vida.



Portanto, considero que o módulo 1 pode ter sido esse “ponta pé” inicial no sentido de que É POSSÍVEL e, parafraseando um dos homens que mais admiro:



“Comece pelo necessário, faça o possível que acabará por alcançar o IMPOSSÍVEL” – Francisco de Assis.



Enfim, SOU UM ALUNO DA VIDA...



NOME: Daniel



PROFISSÃO: Defensor público






Terminamos, eu e meu marido juntos, o módulo 1 do Grupo Mera pelo skype. Sem dúvida as aulas foram responsáveis por trazer alguns esclarecimentos teóricos sobre o Curso. Foram esclarecidos vários pontos que, sem a participação no curso talvez tivéssemos mais de dificuldade para entender. Acho que as ideias principais do curso foram passadas, embora tenha tido dificuldade na realização das práticas, mas aprendi nas próprias aulas que isso é muito “normal”.



Ainda não pude vivenciar os benefícios da mudança de hábitos apontada pelo Curso porque, creio, ainda não pratiquei o suficiente. Espero, no entanto, que nos próximos módulos com o Grupo Mera essa prática seja mais facilmente percebida.



Embora sejam necessárias as teorias, temos (eu e meu marido) ânsia em começar a vivenciar, com mais vigor, as mudanças benéficas que a prática do perdão ensinado em Um Curso em Milagres pode nos proporcionar.



NOME: Cíntia



PROFISSÃO: serventuário da justiça
 
Data de Postagem: 19 Junho 2013
Postado Por: Alunos do Módulo I através da Internet - Defensor público e Serventuário da justiça
Valeu muito ter feito o segundo módulo. Sinto que estou no caminho de uma tranquilidade maior, embora a total paz da minha mente ainda pareça um pouco distante.



O conceito de projeção, como foi passado, tem me ajudado a me observar mais. Tenho ficado mais atenta e realmente tenho visto que essa ideia tem um fundamento verdadeiro: vejo muito de mim nas outras pessoas, principalmente o que não aceito nelas. Mas tenho observado isso sem tanta crítica tentando apenas “ver” como uma observadora, e isso está sendo muito bom.
 
Data de Postagem: 29 Abril 2013
Postado Por: Maria Amélia Andrea - Psicóloga
Eu não conhecia Um Curso em Milagres, fui apresentada às ideias neste módulo 1, que acabei de fazer presencialmente. Senti que algumas mudanças ocorreram comigo nessas oito semanas, mas acho que não é possível delimitar em que área, pois, uma mudança de visão sobre a vida, a atinge integralmente. Alguns aspectos são mais fáceis de ver, a exemplo, me sinto mais relaxada e tenho dormido melhor.



Ficou claro para mim que nem tudo que entendemos ser importante é importante. Em algum momento pode ficar relevante.



Comecei a observar que me aborrecia com muitas coisas que não me dizem respeito e com coisas que não podem ser modificadas por minha vontade. Essa observação – separar o que é da minha conta e o que não é – de me preocupar apenas em fazer a minha parte, sentindo-me unida a Deus, me ajudou a não mais me torturar com algumas questões.



Com as ideias do Curso, entendi que os problemas da vida vão acontecer, mas é possível eu me sentir bem, abandonar alguns sentimentos de separação, sentir-me plena, completa. Mesmo que seja por um instante, esse instante vale a pena.
 
Data de Postagem: 05 Fevereiro 2013
Postado Por: Denise Polizelli - Advogada
Eu não conhecia o livro Um Curso em Milagres, mas conhecia a facilitadora e conversamos a respeito da outra forma de ver o mundo que ele apresenta. Vim, na verdade, buscar conhecer e viver o auto perdão.



A forma tão diferente de ver o mundo que o Curso ensina ainda não está assimilada, mas tenho tentado não questionar e somente conhecer, porque eu acho que absorver e incorporar essas ideias vai acontecer aos poucos, e eu não tenho pressa.



As frases/ideias dos exercícios diários nesse módulo 1 são muito ricas, e a maior parte delas me tocou profundamente. Houve dias em que se encaixaram perfeitamente a medos específicos e aos meus estados de espírito. Tive momentos de angústia, em que me remetia a pensar na frase para aliviar este sentimento... tentando incorporar a ideia de que sinto a partir do que penso. A experiencia foi importante e me deu vontade de continuar o processo de aprendizagem.
 
Data de Postagem: 28 Janeiro 2013
Postado Por: Maria Amélia Andrea - Psicóloga

<< Início Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Fim >>

Página 2 de 10